Membro do iNESCO recebe a Ordem do Mérito Médico

15

Marcio José de Almeida, membro fundador do INESCO e atual editor científico da Espaço para Saúde – Revista de Saúde Pública do Paraná, foi condecorado pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Médico.

Márcio Almeida com o Presidente Michel Temer e o Ministro da Saúde Ricardo Barros

A Ordem do Mérito Médico foi criada em 1950 para premiar médicos que prestaram serviços notáveis à saúde dos brasileiros, que tenham se destacado no exercício da medicina ou sejam autores de obras relevantes na área. Nomes como Adib Jatene, Dráuzio Varela, Zilda Arns e Sérgio Arouca já foram agraciados com medalhas da Ordem. Nos próximos dias, será feita homenagem póstuma ao cirurgião Ivo Pitanguy pela importante contribuição na medicina, mas infelizmente meses depois de sua morte.

Se com ele a história falhou, com o médico londrinense Márcio José de Almeida, tardou mas veio a tempo de reconhecer sua inestimável contribuição à medicina, em especial à educação médica brasileira

Da mesma forma que dedicou a sua vida à saúde paranaense sem buscar a fama, o professor Marcio Almeida, recebeu em 17 de outubro de 2017, no Palácio do Planalto, a maior honraria da área da saúde no país, a medalha de Grande Oficial da Ordem do Mérito Médico.

O nome do Prof. Marcio Almeida foi indicado pelo Dr. Michele Caputo Neto (Presidente do CONASS). Sua incansável luta por melhorias na saúde pública e grandes inovações na formação de médicos, nem sempre foi reconhecida por seus pares, mas conquistou centenas de adeptos por onde passou, multiplicando exponencialmente sua contribuição aos alunos, colegas, profissionais dos serviços, pacientes, familiares, agentes comunitários, enfim, a todos que atuam ou dependem dos serviços públicos de saúde, principalmente aqueles que não são lembrados pelo sistema, mas tiveram a sorte de tê-lo conhecido.

Ele esteve nos bastidores de todas as grandes causas da saúde brasileira desde a década de 70 e mesmo quando protagonista, nunca aceitou o brilho dos holofotes. Por seu trabalho silencioso, por anos a fio pela saúde pública brasileira, o Professor Marcio merece ter seu nome publicado ao lado desses importantes heróis brasileiros. Londrina se orgulha desse seu filho, que como poucos, honra o significado de homem público!

Na foto confira os doze médicos condecorados com a Ordem do Mérito Médico entre eles esteve presente também Antônio Carlos Figueiredo Nardi, o paranaense na equipe, que atuou muito decisivamente para que o INESCO pudesse realizar neste ano, a 3ª MOSTRA de Projetos de Pesquisa para o SUS em Curitiba.

Classe Grande – Oficial
– Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Atual Presidente do Conselho Federal de Medicina, gestão 2014-2019.
– Florentino de Araujo Cardoso Filho – Formado na Universidade Federal do Ceará e especialista em cirurgia geral e oncológica.
– Márcio José de Almeida – Formado na Universidade Estadual de Londrina, é especialista em Medicina do Trabalho, com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública.
– Maria Inês Pordeus Gadelha – Formada na Universidade Federal da Paraíba,  é especialista em Oncologia Clínica.
– Mônica Almeida Neri – Médica Doutoranda em Saúde Pública na área de Planejamento e Gestão de Serviços em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
– Raul Cutait – Formado pela Faculdade de Medicina da USP, doutor e livre-docente pela mesma instituição, Cutait publicou oito livros, todos na área médica.
– Vanessa Van Der Linden Mota – Formada na Universidade Federal de Pernambuco, é especialista em Pediatria e Neurologia infantil.

Classe Comendador
– Aureo Augusto Caribé de Azevedo – Formado na Faculdade de Medicina (UFBA), atua como médico da Unidade de Saúde da Família no povoado de Vale do Capão, na Bahia.
– Carmen Luiza Correa Fernandes – Formada na Universidade Federal de Pelotas, é especialista em medicina de família e comunidade.
– Elisabeto Ribeiro Gonçalves – Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, atua como oftalmologista no Instituto de Olhos de Belo Horizonte.
– José Enio Servilha Duarte – Presidente do COSEMS/SP de 2000 a 2005, ex-secretário Municipal de Saúde de Marília (SP) e ex-docente da Faculdade de Medicina de Marília.
– Sildo Gonzaga Tomaz – Médico indígena da etnia Ticuna, participa do Programa Mais Médico, formado na instituição de educação superior estrangeira em Cuba.