Dr. Jarbas Barbosa, em primeiro plano

Conferencista convidado para cerimônia de abertura do 6º Congresso, o ilustre médico sanitarista Dr. Jarbas Barbosa recebeu (14/07) a manifestação de apoio de diretores e conselheiros do Inesco à sua candidatura ao cargo de Diretor Geral da OPAS – Organização Pan-americana da Saúde. Atualmente ele está licenciado do cargo de vice-diretor da OPAS em Washington.

Abaixo, a integra do texto lido pelo presidente do Inesco e coordenador geral do congresso, Marcio Almeira, e acompanhado pelo conselheiro Pedro Barbosa, minutos antes da conferência de tema: Saúde, Ciência e Democracia.

MOÇÃO DE APOIO

“Os diretores e conselheiros do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – INESCO manifestam nesta oportunidade o apoio à sua candidatura ao cargo de Diretor Geral da OPAS – Organização Pan-americana da Saúde. Mais do que poder de voto, que sabemos não ter, queremos com esta atitude expressar nosso desejo de ver novamente um brasileiro ilustre e de reconhecida competência à frente da Organização.

A sua formação acadêmica e a sua trajetória profissional, os cargos que desempenhou (mais do que “ocupou”) e as lutas que travou em defesa da saúde no nosso país e em outros, são conquistas de toda uma geração de sanitaristas e profissionais da saúde. A exemplo do Dr Carlyle Guerra de Macedo e outros tantos brasileiros que por lá estiveram, como o Dr José Roberto Ferreira, Humberto de Moraes Novaes, Francisco Campos, José Paranaguá de Santana, você tem demonstrado em alto nível que o Brasil tem história e elevado reconhecimento na saúde pública internacional.

O nosso 6º Congresso é um evento modesto, de âmbito e problemáticas de saúde regionais. Não das regiões das Américas, como você já enfrenta como vice-diretor da Organização. As nossas, são as microrregiões que temos aqui no Paraná. Mas, também nelas temos questões internacionais para tratar, que são refletidas em vários trabalhos que estão sendo apresentados no evento, pois a tríplice fronteira, formada por Brasil, Paraguai e Argentina, está aqui.

O nosso apoio, caro Dr. Jarbas Barbosa, nasce do desejo de unirmos forças em torno da sua postulação e da nossa consigna neste Congresso: Saúde, Ciência e Democracia!”

Londrina, 14 de julho de 2022.

Marcio Almeida – Presidente do Inesco
Luís Fernando Rodrigues – Presidente do Conselho Consultivo – Inesco
Jeremias Brizola – Presidente do Conselho Fiscal -Inesco

 

plugins premium WordPress